e-news

11 Agosto 2022

Image

APIFARMA

 

PODCAST APIFARMA | PELA SUA SAÚDE

 

A importância da Literacia em Saúde para tomar decisões conscientes e acertadas

 

No mês que a APIFARMA dedica à Literacia em Saúde, o podcast mensal “Pela Sua Saúde” contou com a presença de Miguel Arriaga, Chefe da Divisão de Literacia, Saúde e Bem-estar na Direcção-Geral da Saúde (DGS), e Cristina Vaz de Almeida, Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS).

 

Na última década melhorou significativamente o nível de literacia em saúde dos portugueses, mas ainda há muito trabalho a desenvolver num esforço que implica a colaboração de vários parceiros. A mensagem é partilhada pelos convidados do podcast mensal da APIFARMA.

Numa conversa sobre a importância desta temática, que, como disse a Organização Mundial da Saúde, pode salvar vidas, Cristina Vaz de Almeida começou por explicar que o conceito de Literacia em Saúde tem evoluído ao longo dos anos, mas há elementos fundamentais: como dar competências às pessoas, para que elas consigam aceder, compreender e usar melhor os recursos de saúde para tomarem decisões conscientes e acertadas. 

 

Miguel Arriaga sublinhou que “não basta apenas dotarmos as pessoas de informação, mas precisamos de ter processos motivacionais”. Assim, explicou, é necessário dotar as pessoas de informação, mas é também essencial que as pessoas saibam utilizar essa mesma informação sempre que tiverem necessidade de o fazer.

 

Saiba mais aqui.

 

 
Image

Sobre a e-news APIFARMA

Se quer sugerir mais colaboradores para a receção desta e-news clique aqui.


Se recebeu esta e-news por engano ou não deseja receber mais, por favor clique aqui ou envie-nos um email.

 

A Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (APIFARMA) foi fundada em 1975, sucedendo ao Grémio Nacional dos Industriais de Especialidades Farmacêuticas, instituição criada em 1939. Actualmente, representa mais de 110 empresas responsáveis pela Produção e Importação de Medicamentos para Uso Humano e Veterinário, Vacinas, e Diagnósticos In Vitro.

Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica
Avenida D. Vasco da Gama, 34
1400-128 Lisboa Portugal
T. 213 005 080
E. board@apifarma.pt
I. www.apifarma.pt

Siga-nos

Fale connosco

Image